3 de abril de 2009

Traffic Shaping

Este é o absurdo dos absurdos. Muito pior que furar fila, que estacionar em vaga de deficiente, que roubar pirulito de criança cega e maneta.

Funciona assim: o provedor te oferece uma velocidade X. Você que já teve um acesso à internet de 0,0X, fica entusiasmado e aceita todas as condições que lhe são impostas: fidelidade de 2 anos, multa rescisória astronômica e dorme sonhando com seu download a 1 MB/s.

Acorda com seu download a 50 kB/s. Ou menos. Aí você acha que o problema é com seu computador, com o sistema operacional, com seu roteador, com você, afinal, um dia você já foi católico. Então, você instala outros sistemas, compra outro roteador, outro computador, mas nada do download deslanchar.

Então descobre que o problema é uma prática nefasta da empresa que te presta o serviço. Sim, eles simplesmente bloqueiam o tráfego a seu bel prazer. Os programas afetados são os peer-to-peer, principalmente, clientes torrent e emule, por exemplo.

Nesse momento, eu tenho uma velocidade contratada de 10Mb, que estão chegando até meu modem normalmente, meço a velocidade na internet e chega a 7 ou 8 Mb, mas no utorrent a velocidade não passa de 40 KB/s. O que equivale a um acesso de 800k, ou seja, nem 10% do que eu contratei.

Então eu ligo pro suporte da GVT. Vocês já imaginam: negam que fazem o shaping. Malditos! De vez em quando liberam tudo: o download chega ao sonhado 1MB/s, que deveria ser a velocidade possível todo o tempo. Tudo bem se não chegasse a isso, desde que fossem outros fatores: arquivo pouco compartilhado, defeito físico na rede do telefone. Mas não, senhores, é por pura safadeza da empresa!

Revolta! Estou sendo roubado descaradamente! E pelo que tenho lido nos foruns pela web não há muito o que fazer, pois é difícil provar a prática. Parece que a ANATEL não se posicionou sobre, ou não tem muito o que fazer, ainda não entendi direito.

Clica aí na imagem para ver um gráfico que ilustra o roubo:


Veja como a velocidade oscila de tempos em tempos. Fico assim à mercê da vontade da GVT para ter a velocidade que eu contratei.

Ou eles acham que eu quero 10Mb de acesso para ler email, mandar scraps no orkut, ou postar aqui?

Pra isso, meu US Robotics 56k me bastava.

7 comentários:

LCG disse...

E olha que : "cliente GVT não sabe o que é chá de erva cidreira, nunca ouvi falar de cava-cava...."

B. disse...

O que me lembra mais um ponto: em março de 2001 eu ainda discava. E ainda me emocionava com o barulhinho do modem tentando conectar. Amor.


E esse troço é pura escrotice, uma vez estava inconformada com minha conexão, fui pesquisar que outro provedor ou que tipo de outra conexão usar e fui me desiludindo nos foruns da vida por conta de denúncias assim.

Fiquei no que já estava mesmo.

Foda.

H. disse...

O velox aqui de casa é de 1mb e meus downloads no torrent chegam a 100 kb/s. Estou sendo roubada também ou tá de bom tamanho?

Ppalits disse...

É isso mesmo,H. Tá na média. Nem isso atinge aqui, c crê?

H. disse...

Putz. Foda mesmo, hein.

Unknown disse...

Para calcular a velocidade é mais ou menos dividindo por 8, 1 byte = 8 bits, 1 mega bit dividido por 8 te dará a velocidade média em kilobytes por segundo.
1 MBit dividido por 8 é igual a 125kb/s que seria teoricamente a velocidade máxima.
Por isso que um plano de 8MBit divido por 8 deveria teoricamente baixar a 1Mbyte por segundo.
Traffic shaping eu jah tive pelo netvirtua aqui em sp, no torrent e emule era uma merda mesmo, dae a vaca do tlmkt mandava eu baixar um video grande d teste do site deles e lógico a velocidade era alta, mas eu disse pra ela que não assinei akela merda pra baixar o vídeo da propaganda da net, que era pra usar emule e afins, ameacei mudar de plano (já passado o prazo da fidelidade) e sim, eles sobem sua velocidade.
Agora se voce tiver dentro do maldito prazo da fidelidade, esqueça, se mudar vai ter que pagar multa, é difícil provar tecnicamente que eles fazem isso e nao compensaria correr atrás.

Ppalits disse...

Esse é exatamente o problema!

MALDITOS!