8 de abril de 2011

Sônia Abrão

Obviamente, uma tragédia como essa que ocorreu em Realengo, deixa o país abalado. Eu, professor de alunos da mesma faixa etária das vítimas, me vejo mais próximo de uma situação como essa, ainda que, pra mim, o acontecido foi como se um Boeing tivesse caído na escola: uma catástrofe monumental que não dá pra prever, não há o que fazer alem de lamentar. Foi uma exceção, não uma regra.

O que eu temo mesmo é a Sônia Abrão, remoendo a história até os ossos virarem pó. Levando os parentes do assassino no programa, colocando-o de frente aos parentes de vítimas, colhendo depoimentos dos policiais, chorando indignada antes de anunciar o Cogumelo do Sol ou a Iogurteira TopTherm. E ao fazer isso, banalizar o fato para outros psicopatas fazerem o mesmo e também ganharem espaço na imprensa, em vez de sonharem entrar no BBB.

E um medo pior que esse é o da "soniaabrãolização" do jornalismo como um todo. A tragédia esmiuçada, insistida, perene nos jornais, televisão, rádio e internet. E assim o assunto rende por dias ou semanas e o pior acontece: é banalizado, vira motivo de chacota no Twitter, e quando estiver perdendo o poder midiático, um outro filhodaputa tenta repeti-lo só pelo prazer de estar no Jornal Nacional.

E ainda ter que aguentar a Fátima Bernardes nos convencendo dos maravilhosos recursos de uma câmera techpix, em apenas 36 prestações de 39,90.

8 comentários:

Hayana disse...

Muito bom, Palilo!

Julia disse...

O rapaz tem que ser jogado numa vala, salgar a terra de cima e e ponto! A policia sim tem que analisar, investigar e por aí vai... Mas o povo nao precisa saber mais nada, nem o nome dele deveria ser repetido na TV.
Este tipo de gente vira exemplo pra outros sociopatas que estao por ai...

guega disse...

soniabralizei. e agora?

R. disse...

Ontem eu decidi que não iria acompanhar nada, absolutamente nada, na tv e, se possível, evitar a internet também. Quero ficar longe desse tipo de exposição.
Já sei o que aconteceu, sinto muito por isso, pelas famílias e pelas crianças. Mas não quero ficar remoendo e vendo imagens exclusivas do momento que o assassino fez isso ou aquilo.
Está funcionando até o momento.

Hayana disse...

Também optei por não acompanhar.

B. disse...

E a soniabralização da mídia é geral, na época do tsunami os canais internacionais tavam no mesmo esquema, mesmim. Foda toda vida.

Hayana disse...

O mesmo se aplica ao caso Bolsonaro. Ontem deve ter sido uma maravilha no programa de... Luciana Gimenez com Bolsonaro e quem? quem? quem? Tammy Gretchen!

Gi disse...

Vc está coberto de razão, achei o terrível o jornal O Dia do RJ mostrar a mãe de um menino assassinado o vídeo dele agozinando no chão simplesmente para promover uma reportagem, daquele dia em diante eu me prometi não acessar nada que fizesse menção a tragédia.