18 de junho de 2009

Jornalistas

Um excelente chefe de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o Estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área. (aqui)

Acho que é bem por aí.

Desculpem os profissionais da área que, ofendidos, vão correr para se defender, mas jornalismo é dessas profissões em que mais impera a mediocridade (e eu não acho isso sozinha). Redações enxutas, os caras precisam cobrir vários assuntos, desconhecem quase todos, se lambuzam, confiantes, nas técnicas, e só fazem cagada. O tempo quase todo.

Esquemas de entrevistas? Um looping eterno de dejavus, extremamente irritante. Morro sempre com a impressão de que um sujeito interessado e interessante faria um trabalho melhor, vocês não? Então botemos ele na jogada, uai, pq não? É bom pra todos, certeza.

É claro que, no susto, a tendência dos caras é correrem todos para se defender, e se fecharem no grupinho, mas eu bem acho uma bobagem sem tamanho. Além do mais, estamos falando do universo da informação, não dá pra ser rígido, ao contrário até, quanto mais solto, melhor.

E lembram que antigamente já era assim? Não precisava de diploma pra ser jornalista. Pois. Vinix, pré-comunicador social, pode fazer uma pesquisa e voltar com nomes de gente extremamente relevante e que não passou pelas faculdades.

De qualquer forma, um jeito bom de regular as profissões, que existe há muito pelo mundo, é fazer uma prova. Mais ou menos como acontece com os cursos de Direito. Para ser advogado no Brasil, é preciso passar na prova da OAB, certo? (e aí você se lembra do finado \hades\ dizendo "nao sou advogado!" calma, passou) Um dos maiores arquitetos do mundo, Tadao Ando, é um japonês que era boxeador, se aposentou, foi estudar artes sozinho, e um belo dia fez a prova para arquitetos e passou. Pronto. É arquiteto. É foda. E é autodidata (prezo muito pelos autodidatas). Não precisou da universidade.

Tem isso ainda, sou cabreira pra caramba quanto a necessidade dessas instituições.
Enfim, assunto para outro post.

Nenhum comentário: