26 de maio de 2009

Lição de Matemática Comercial

Saindo do banco hoje, havia uns promotores de venda oferecendo brindes. Pensei logo: POP-UP!

Sabe janela pop-up? Se você ignorar, ela fica ali quietinha. Mas se clicar... vocês sabem o que pode acontecer: outras mil janelas se abrirem, um vírus se instalar ou você não resistir a uma oferta tentadora.

Assim é a estratégia de alguns vendedores. Os de amendoim torrado, por exemplo. Deixam de mesa em mesa sua amostra. Se você não provar, eles ficam ali rondando apenas. Agora prova um carocinho e veja o que acontece. O efeito POP-UP! Missionários que levam "uma palavra de Deus" até você também usam desse expediente. Por isso, tenho que aprender a ignorar o interfone domingos pela manhã.

Voltando à manhã de hoje: aceitei o brinde, mas já com "antivírus" atualizado.

O brinde era um jornal de hoje. De graça, ótimo. Aí, ele chegou pra mim e fez a proposição: orgia de trave... ops, brinks! O rapazinho começou a me explicar a promoção. Resumirei para vocês.

Eu acabava de ganhar a assintura anual do jornal. 100% de desconto. Seriam 10 parcelas de 69 reais, das quais eu acabava de ficar isento. E ainda ganharia mais dois brindes: uma réplica em aço de uma Mercedes (como é que é?) e um jogo de toalhas.

Haveria de pagar apenas 82 centavos pelo serviço de entrega e de etiquetagem. 82 centavos por dia. 25 reais por mês. 300 reais por ano.

Sabem quanto custa o jornal: 1 real. Logo, 365 reais por ano.

Assim, como poderia custar 690 uma assinatura anual?! Em suma, 300 reais é o preço real da assinatura! Não desconto algum!

Fechei todas as janelas subsequentes, agradeci pelo brinde e tomei meu rumo.

Em tempo: a teoria do "markenting pop-up" não é minha. Ouvi do Thales, amigo de M.J. Nem sei se é dele também. Sei que é bem coerente.

Um comentário:

B. disse...

O pior efeito marketing pop-up é na praia. Milhares de ambulantes filhosdaputa sondando, você resolve se render a um deles e comprar uma cocadinha e, PUF, abre-se o portal para a desgraça, milhares de outros surgem e não te deixam em paz, cê clica, clica, clica, fecha as janelinhas desesperadamente! Em vão! Já era... Só formatando. :/