2 de maio de 2009

720p ou 1080i?*

Imagine que a imagem que se forma na TV é composta de linhas horizontais. Quanto maior o número de linhas, melhor a qualidade das imagens, certo?

No modo progressivo (progressive scan), as linhas pares e ímpares aparecem ao mesmo tempo na TV. Então uma resolução de 480p, você vê todas as 480 linhas de uma vez. No modo entrelaçado, (interlaced), as linhas pares e ímpares se alternam na tela, dando a impressão de uma resolução maior. Nesse caso, numa resolução 480i, você 240 linha pares e ímpares se alternando numa íncrível velocidade dando a impressão de aparecerem ao mesmo tempo. Entendeu?

As tv's de alta definição vendidas em 36 vezes nas melhores lojas do ramo, começam com resoluções de 720p. Ou seja, 720 linhas progressivamente exibidas de uma só vez (ou 1080 linhas entrelaçadas). As tv's Full HD mostram 1080 linhas progressivas.

A TV Digital entrega a imagem em 720p ou 1080i, daí as tv's não precisarem ser FullHD para que se aproveite a qualidade das imagens. A tv analógica, por exemplo, entrega uma resolução de 360 linhas horizontais, em média.

Por isso, para aproveitar as tv's hdtv ready ou full HD, a fonte deve ser de alta definição também. Conversor digital, Blu-ray, um videogame bonzão (ps3, Xbox 360, etc.) são opções para uma imagem como aquela que te seduziu nas Casas Bahia.

Fico imaginando o povão levando suas tv's felizes da vida para casa, ligando a anteninha com bombril na ponta, o videocassete, o preisteichon e vendo uma imagem pior que na Telefunken. Isso fatalmente acontecerá porque as falhas do sinal analógico ficam mais nítidas numa tela de resolução maior.

Imagino que deva exisitir Tv's devolvidas ou reclamações no Procon em relação a isso. Falta informações mais claras. Principalmente nas lojas de eletrônicos. Já vi vendedor dizendo que Tv Full HD grava a programação, por exemplo.

Isso me lembra a agente de viagem loira e rouca. E burra. Voltarei com ela em breve.

Eu não sou especialista em eletrônica, só curioso. Essas informação não são científicas, mkay? Beijas.

4 comentários:

B. disse...

Pablo, depois do meu pai, você é meu maior herói da cultura universal. Pronto, falei.

Ppalits disse...

Fico lisonjeado. Porque complexo de Édipo à parte, creio que eu deva ser O maior!

H. disse...

My hero :~

E qual foi a sua fonte de alta definição? Um Xbox 360?! Torço que sim!!

Ppalits disse...

Por enquanto, o conversor digital e o Laptop.