3 de junho de 2003

As únicas pessoas que conseguem acumular fortuna na vida são aquelas que fazem questão dos centavos. Quem não nasceu com esse dom, nunca vai ficar rico, salvo se ganhar na loteria ou receber uma herança inesperada. Mesmo assim, vai sê-lo por pouco tempo, porque quem não tem o dom da administração está fadado à mingua.



Eu, por exemplo, nunca poderei ser um comerciante ou vendedor ou tomador de conta de carro ou depender de gorjetas simplesmente porque eu não consigo acumular valores monetários. E sou muito frustrado em relação a isso. Aliás, não é só em relação a dinheiro que sou assim. Não tenho paciência em praticamente nada. Sabe aquele tipo de pessoa que começa um monte de coisa e nunca termina nada. Muito prazer, este sou eu.



Por exemplo, há um tempo eu comecei a treinar jiu-jitsu. (Ok... quando pararem de rir descontroladamente, voltem a ler...) Foram três ou quatro meses e todo dia eu me cobrava por não saber nada. O professor sempre dizia que seria lentamente que adquiriria a técnica, mas eu já queria ser medalista olímpico. Com isso, eu não conseguia nem fazer os rolamentos. Triste, não...



Outro exemplo, dietas. Quando começo um regime, sempre me imagino esbeltíssimo e isso me estimula. Então, faço uma semana, duas... e na terceira já perdi a paciênca porque a partir daí é preciso tempo para continuar notando diferença. Nas primeira semanas, quando se perde três, quatro quilos é ótimo, mas depois perco a motivação quando se perde gramas e é preciso "juntar" o peso perdido durante um mês ou mais para ver se aquela roupa já está te servindo.



E como eu não sei esperar, experimento a bendita calça todo dia, verifico o saldo da poupança todo dia, conto as provas que faltam ser corrigidas a cada minuto e como é de se esperar, não vejo diferença significativa e desanimo.



Invejo as pessoas que sabem traçar planos minuciosos e invejo ainda mais aquelas que conseguem cumpri-los disciplinadamente até o seu objetivo. Disciplina. Acho que esse é o meu problema: nasci indisciplinado.



Alguém sabe se tem cura?

Nenhum comentário: