28 de dezembro de 2002

Alguém está disposto a me explicar a utilidade da gravata? Hoje pela manhã, liguei a televisão e fiquei assistindo a pregação de um pastor. E não consegui tirar os olhos da gravata vermelha dele que batia la na fivela do cinto. Aí me veio esta questão: para que serve a gravata a não ser para rodar nos bailes de formatura ou para indicar que a tem dessarrumada acabou de chegar de uma gandaia daquelas?



Minha teoria é que tal artefato do vestuário masculino é completamente inútil e dispensável. Na minha vida inteira, usei gravata três vezes. Quando adolescente para ir numa festa de 15 anos, na minha formatura e na formatura da Júlia. Nem no casamento de meus irmãos quis amarrar meu pescoço e me tirar todas as possibilidades de movimento dessa articulação.



Deve ter alguma história por trás disso. Alguma lenda medieval que explique essa tradição. Pode ser que simbolize uma força aristocrata ou quem sabe um poder conferido pelo rei apenas aos seus leais cavaleiros. Na Psicanálise, deve ter alguma explicação de cunho sexual: o tamanho da gravata está proporcionalmente relacionado com a frustração do paciente em relação à sua genitália.



De qualquer forma, sinto-me aliviado por nunca ter pretendido me tornar advogado ou coisa do gênero. Não tenho, nunca tive e nunca terei vocação para andar de gravata. Nem nó, eu sei dar. Nem em pingo d'água.

Nenhum comentário: